Exposição "Variando na Mesmice"
Uma exposição de Ignoto
de 02/07/2022 a 20/08/2022
O espaço Garapa abre seu ciclo de exposições com “Variando na Mesmice” do Ignoto, uma mostra que reúne mais de 60 obras do artista. Ignoto é do Jardim Romano, extremo leste de São Paulo e começou sua caminhada na arte nos anos 90, motivado pela observação das letras de pixo nos trens. Seus corres e produções o transformaram em referência para várias gerações.
Seu personagem e os ambientes que ele habita são resultado de grande pesquisa, que tem como base todos esses anos de troca com as ruas e as pessoas que nela transitam.
A arte de Ignoto é um papo reto com o observador. Ela consegue dialogar com várias realidades, na quebrada ou no centro e, assim como sua arte, o autor também é direto; um exemplo disso é o título desta exposição: “Variando na Mesmice”. Quando nós, da equipe da Garapa soubemos do título, questionamos: Não seria mesmice uma palavra pejorativa? E Ignoto nos fez a provocação:
“Acho que todos os artistas estão na mesmice, só não dão o braço a torcer”
Explicou que o que ele coloca como “mesmice” são as coisas que já foram criadas: incontáveis técnicas, materiais, movimentos, manifestos, simbologias e os tantos estilos que vieram muito antes de nós. Afinal, estamos sempre variando sobre algo já feito.
Uma manifestação desse exercício de criação é o seu personagem, o “Azulão”, que Ignoto diz ser ele mesmo em outras dimensões e possibilidades. Uma oportunidade de existir de várias outras formas: variando em sua própria limitação
Realização Espaço Garapa | Ateliê Dois e Meio